Tal como escolher um nome para um Filho, Empresa, Jogo, etc. Essa é uma daquelas perguntas que causa muita dor de cabeça aos Desenvolvedores.
Essa dúvida surge em Desenvolvedores “iniciantes” e em alguns casos nos mais experientes.
A razão dessa dúvida? Muita das vezes surge pelo facto não termos um “Focus”. Ainda vivemos na ERA em que procuramos ser um TUDOLÓGO, saber TUDO e querer fazer TUDO. Enquanto que devíamos optar por “NÃO SABER DE TUDO UM POUCO, MAS DE UM POUCO SABER TUDO”.
Parece impossível e pouco viável, pois o mercado não está favorável para Especialistas em só uma determinada Área. Procuramos saber, por exemplo Java, PHP, Android, etc. Até é uma boa ideia, se não conseguires te impor no mercado de Java podes ocupar e trabalhar em PHP ou Android. Mas aí surge a questão: “SERÁ QUE AO SABER TANTA COISA, ÉS UM GURU EM ALGUMA DELAS?”. A importância de ser um GURU é a competência e a capacidade de bater no peito e dizer: NÃO SEI X OU Y, MAS DE Z EU SEI TUDO E RESOLVO QUALQUER SITUAÇÃO.
Parece algo pouco viável e contraditório. Concordo!. Por exemplo, nós temos nos produtos “Jogos” e muitos deles são desenvolvidos com o CodenameOne, Construct 2, GameSalad, Unity2D, Java2D, etc. Mais qual é o maior ou melhor? Para ser sincero, só você pode responder. Muito depende daquilo que queres fazer e da tua criatividade. Claro que o Engine correcto ajuda, mas muito depende de ti.
Parece que enrolamos muito e não respondemos a questão. A verdadeira resposta é que essa pergunta não faz sentido. Não existe o “Melhor Engine para criar o meu Jogo”.
O que sugerimos é, em vez de querer seguir a tendencia (Android Studio, Unity, etc), procure não perguntar “Qual É O Melhor Engine Para Criar O Meu Jogo?”, olha para os teus Skills e se pergunta: O que posso fazer? O que quero fazer? O que vou fazer? Depois de respondidas essas perguntas, aí podes fazer a pergunta certa:
“De acordo ao meu nível actual e o que quero fazer…Qual é o melhor Engine para esse projecto?”

Sem comentários:
Enviar um comentário